sexta-feira, 21 de maio de 2010

RED BULL FUNK - SE ! TOUR NACIONAL 2010








Neste domingo, dia 23 de maio, Belo Horizonte dará o pontapé inicial ao Red Bull Funk-se Tour. A capital mineira será a primeira cidade a receber uma trupe de quatro artistas, que fizeram o batidão ultrapassar os limites dos bailes cariocas. Liderados pelo DJ Sany Pitbull, curador da tour, o time é formado pelo MC Menor do Chapa e pelos DJs Cabide e Phabyo. Depois de BH, o grupo segue para outras quatro capitais brasileiras.

A apresentação especial, resultado da mistura do funk carioca com tendências musicais que estão em alta na cena mineira, será na casa noturna Roxy Josefine e terá como convidados o rapper Renegado e o DJ A Coisa.

Renegado iniciou sua carreira aos 13 anos em Belo Horizonte. Em 1997 fundou o NUC (Negros da Unidade Consciente) que virou sucesso no ano seguinte. Há dois anos lançou seu projeto solo “Do Oiapoque a Nova York”. Pioneiro em Minas Gerais e há mais de 30 na estrada, DJ A Coisa levou a capital mineira ao cenário nacional através do rap. Seu repertório vai da MPB a música eletrônica. “A cena em Belo Horizonte é muito rica e difundida, com uma briga boa entre Hip Hop e o Funk. Acho que esse projeto veio para o lugar certo”, acrescentou o DJ.

Os shows também servirão de palco para uma competição, no caso, a batalha de MPCs entre os DJs cariocas Cabide e Phabyo. E o primeiro round será neste domingo. O “MPC” (Music Production Center) é um equipamento muito utilizado na produção musical ao vivo, combinando-se “samples” e batidas eletrônicas em tempo real.

“O MPC está inserido no funk há mais de 20 anos, desde os festivais de galeras dos anos 80. Quando começamos com as montagens, éramos chamados de loucos. Graças ao nosso funk, hoje, esta é uma técnica bem conhecida internacionalmente e muito utilizada em diversos estilos musicais”, revela o DJ Sany Pitbull (foto).

“Queremos ganhar o Brasil nesta edição. A cena é muito forte no Rio de Janeiro e sabemos que existem muitos artistas de qualidade em outras cidades. É hora de apresentar para o país a cara dessa nova geração”, diz Sany.


Eles vão botar o Brasil pra quebrar. Confira um perfil completo da trupe do Red Bull Funk-se Tour.









DJ Sany Pitbull: na cena funk desde 1986, Sany é reconhecido como o mestre da arte do MPC Live ou “montagens” ao vivo. Restritos à produção musical em estúdios antes da popularização do funk, os sintetizadores MPC (music production center) ganharam os bailes do Rio de Janeiro pelas mãos de DJs como o “Maestro Pitbull”, tornando-se verdadeiros instrumentos para performances musicais ao vivo. Sany Pitbull é o curador do Red Bull Funk-se Tour.









MC Menor do Chapa: seu som é recheado de palavras fortes. Suas músicas, entre eles o recente sucesso “Salgueiro é o Caldeirão”, tocam nas pistas dos mais tradicionais bailes cariocas e também em sofisticadas boates de outras capitais do Brasil. O nome artístico faz referência à sua baixa estatura e ao local onde mora no Morro do Turano, zona norte do Rio de Janeiro. Menor do Chapa diz inspirar-se em personalidades como Che Guevara, Bob Marley e Martin Luther King. Também admira o trabalho dos Racionais MCs e de Roberto Carlos. Em 1998, entrou no mundo da rap com apenas 16 anos. Sua primeira música “O Chapa é o Chapa” tornou-se sucesso imediato, sendo ouvida em todas as rádios. O artista faz parte do elenco fixo do Red Bull Funk-se Tour.









DJ Cabide: A história do DJ começou em 1987, quando ele ia aos bailes funks cariocas para observar a performance dos DJs. Depois, passou um bom tempo carregando os discos de um amigo nas noites cariocas. O próximo passo foi entrar no mundo da música. No início dos anos 90 iniciou seu trabalho nas equipes Express Rio e Super Sonic. O sucesso veio no ano de 95, quando comandou um quadro no programa Som dos Bailes. Após passar por outras equipes, hoje comanda o “Cabidão Boladão”. Cabide foi o grande vencedor da Batalha de MPC’s no show comemorativo dos 40 anos do funk carioca; realizado em 2009 na Fundição Progresso, Rio de Janeiro. No Red Bull Funk-se Tour ele dividirá o palco com o DJ Phabyo, numa nova batalha de MPC’s, travada a cada apresentação da tour.









DJ Phabyo: desde os 13 anos no universo do Funk, não saía do baile que tinha ao lado de sua casa, na comunidade de Rio das Pedras, zona oeste do Rio. Com forte influência do Miami Bass, Phabyo logo se envolveu no mundo das mixagens, tornando-se DJ do rapper MV Bill. Com 19 anos de carreira, já produziu artistas consagrados, como Mr. Catra e Mc Serginho. Consagrado entre os artistas do funk, comanda há 10 anos um dos bailes mais famosos do Brasil, o do Castelo da Pedras, zona oeste do Rio. Phabyo também participou da batalha de MPC’s dos 40 anos do funk carioca, e vem para buscar o primeiro lugar nas batalhas contra o DJ Cabide no Red Bull Funk-se Tour.









CALENDÁRIO

Dia 23/05 – Domingo: Belo Horizonte
19h: Roxy Josefine. Convidado: DJ A Coisa (funk e black music, Banda Berimbrau) e rapper Renegado (hip hop);

Dia 11/06 – Sexta: Salvador
Local: Madre

Convidado: DJ Santz

Dia 18/06 – Sexta: São Paulo
Local: Pink Elephant
Convidados: DJ Zé Colméia (funk) e Emicida (hip hop, rap)

Dia 24/06 – Quinta: Porto Alegre
Local : Café Segredo

Convidados: DJ Cassiá (funk), MC Jean Paul (funk melody), DJ Nitro Di (hip hop)

Dia 03/07 – Sábado: Vitória
Local : Espaço Mahalo
Convidados: DJ Rodrigo Abelha (eletrônico, funk e hip hop) e MC Jeffinho (funk)

Nenhum comentário:

Postar um comentário