quarta-feira, 3 de março de 2010

OS MAIORES EQUIPAMENTOS DE SOM DO BRASIL















Não é de hoje no MUNDOFUNK , que os grandes equipamentos de som despertam sempre o interesse do público nos bailes .
Realmente não sei quem começou com essa história , as primeiras equipes do Brasil foram a Soul Grand Prix , Furacão 2000 , Cash Box e Chic Show .
Os anos foram passando , e os empresários do MUNDOFUNK começaram a importar equipamentos do exterior , tipo : iluminação , amplificadores e tudo mais .
Lembro que no inicio dos anos 90 a Furacão 2000 lançou a Gigante , um equipamento preto que tinha um som melhor que as demais equipamentos do time de Rômulo Costa .
Com o tempo passando a Furacão ainda lançou a Pior que o Bicho Papão , que acabou , este eu tive a oportunidade de assistir seu lançamento no Cassino Bangu , e nada mais era que um equipamento comum da F2000 , todo pintado de preto , diferente da Gigante em que as caixas e a montagem da equipe era no chão , não em cima dos andaimes .

Surgiram muitas equipes ao longo dos anos e as equipes sempre procuraram lançar seus equipes tipo ; Top de linha ...
Mas em setembro de 1997 , a Pipo´s virou realmente e totalmente a página das equipes de som do RJ e do Brasil e talvez do mundo , lançando a Ultra . A Pipo´s Ultra - a maior e melhor do Brasil estreou no baile da Signal de Nova Iguaçu , com direito a companhia da Espião e Águia Disco , em um mês apenas teve mais 100 mil pessoas de público em seus bailes , um marco na história .



O equipamento todo prateado , possuia um telão , show de raio laser , e 80 mil watts de potência quando estavámos acostumados no máximo a 40 mil watts . O papum da Ultra com DJ Fabinho era um dos momentos mais marcantes do baile , fui assistir ao baile da Ultra no Queimadão , logo na semana seguinte ao seu lançamento , baile lotado e uma galera que parecia não acreditar no que estava assistindo e ouvindo , um som ensurdecedor mais muito bem equalizado . Logo as equipes se organizaram para também ter um equipamento que chegasse a altura da Ultra mais era muito dificil , eu acho que até hoje é , e 3 anos depois a Pipo´s já anunciava a Evolution .















Então as demais equipes também lançaram seus equipamentos : Furacão 2000 lançou a Tornado
no Morro Agudo F.C , num baile onde até a Taís Araújo foi para fazer uma matéria para uma revista de música , fui nesse baile também que estava lotado com Dennis no comando , ele quando tocava na Furacão antes de virar estrela o cara arrebentava . E na sequência vieram outras equipes : Espião Techno Digital , Curtisom Rio Implácavel , A Gota Cerol Fininho , Duda´s Ciborg , A Cuca Impiedosa , Big Mix Nave Mãe e outras várias .



Mas a Pipo´s barulhou novamente o MUNDOFUNK com a Evolution - O Espetáculo ... 200 mil watts de potência e ainda direito a torre de iluminação de 7m de altura , a estréia foi no Tamoio e no dia seguinte Queimadão ... abarrotado de funkeiro , com DJ Washington no comando e Joe na caçulinha ... um show de equipamento para um show de baile .
Como a Pipo´s não tinha concorrentes para bater de frente com seus equipamentos , lançou o duelo entre seus próprio equipamentos : POPEYE x BRUTU´S ... ULTRA x EVOLUTION .
Em meados de 2006 , 2007 não me recordo direito , a Pipo´s mais uma vez inovou ao lançar a Adventure , um equipamento que possuia um painel de 30 m e 2 telões , as caixas ficavam atrás
dos telões e do painel , um dos primeiros de leds .
Na minha opinião a Adventure é o equipamento mais bonito que eu já vi , a partir daí surgiram muitas equipes digitais , ao menos se diziam , mas nem todas seguiam à risca .




Em 2008 a casa de espetáculos Via Show lançou sua equipe , a Via Show Digital , um equipamento totalmente baseado naquilo que a Pipo´s fez antes , só que os Leds utilizados são
de alta definição a única diferença , mas o design era igualzinho a Adventure só faltando as torres de iluminação .
No meio disso tudo que eu citei acima ainda tivemos tempo para : Twister , Tsunami , Castelo das Pedras Apocalipse , Serie Gold , Indústria , Invocada , A Cuca Trem Bala , Locomotiva , O Cabidão e outras equipes com som e iluminação absurdo .















Algumas ou a maioria delas , utilizam - se das mesmas caixas , só mudam os painéis e os nomes , são equipamentos , caixas de som e amplicadores tudo alugado , as chamadas equipes agregadas .
Hoje as equipes que despertam maior interesse do público são a Via Show Digital HD ( que eu ainda não vi ) , Pipo´s Locomotiva ( que já foi um som bom hoje não mais ) , A Cuca Trem Bala ( que não é um equipamento agregado é um dos melhores se não o melhor som da atualidade ) e a equipe Série Gold , que dizem ser muito boa .
















A Pipo´s promete já há algum tempo o lançamento da Pipo´s Terremoto , acho dificil inovar mais , será muito complicado fazer algo diferente do que está aí , mas um público muito grande aguarda o seu lançamento e hoje a Furacão 2000 lança a Armagedon , que provavelmente utilizará equipamentos agregados , podendo ser até mesmo as caixas brancas que fazem a Locomotiva , detalhe é que o Rõmulo Costa se quiser não precisa alugar equipes , deve fazer para conter os gastos , pois hoje com o retorno que a Furacão tem de mídia , a quantidade de bailes no fim de semana , as vendas de dvds apesar da pirataria , poderia lançar um super equipamento novinho em folha e de fazer ... OH!!!

22 comentários:

  1. Olá amigos do blog, vim para avisar que dia 05 de Junho de 2010, será lançado no Clube Ferroviário de Austin, o novo equipamento da A Cuca Trem Bala, se vocês pensam que já viram e ouviram de tudo, vale apena conferir...

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde amigos!
    Realmente, 90% do exposto acima no blog está correto, inclusive as equipes agregadas, sou fã das equipes, mas a pipo's evolution não existe, é a equipe serie gold que faz, ou seja, agregam a equipe do celinho, diante do exposto, gostaria de deixar meus parabéns ao Sr. Mica e toda equipe A Cuca Trem Bala pelo profissionalismo e respeito com o público quando trouxe à tona esta nova equipe, pois trata-se de som alto e com qualidade deixando todos os fenômenos da natureza muito atrás.
    Esta equipe já entrou pra história, portanto, PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir
  3. oi bom dia eu queria saber se vcs vão vir em cataguases mg no dia 06/09/2010 obrigado

    ResponderExcluir
  4. ola meu nome e dj liu eu estou voltando para o mundo funk e estou atras de equipes para alugar se por vntura vcs se enteresar entre em contato comigo 8808-9646

    ResponderExcluir
  5. a pipos sempre inovou, saindo fogo, iluminação tudo q essas equipes imitão. tenho 19 anoss de baile. nao tem melhor ja comparei todas as equipes de som nenhuma chega perto. A furação 2000 so tem midia, a trem bala pode ate q bata de frente mas o resto é ficha perto da pipos ela sacode o rio são gonçalo e niteroi q nao perde pra ninguem 19 anos amiguinhos eu posso falar todas imitaram

    ResponderExcluir
  6. Puts meu camarada....entrei sem pretensão no seu blog ... tava de bob em casa e comecei a ler a historia da evolução das equipes .... você relembrou um dia inesquecível em minha vida.... (Estreia da Ultra Pipos na Signal em Nova Iguaçu),eu estava neste baile, sai de Barra do Pirai (Interior) pequei 2 ônibus + o trem p/ curtir esse baile em Nova Iguaçu quase 3 horas de viagem, tava todo mundo na maior expectativa p/ ver o lançamento do novo equipamento da PIPOs, qd chequei no baile, ainda estavam montando a Ultra, lembro q quando começou o porradão começou a cair pedaço de telha em minha cabeça,
    A partir deste dia as equipes de funk começaram a mudar seus conceitos e investir nos equipamentos....só p/ lembrar a Espião Shock de Monstro com seu paredão era umas das melhores equipes da época..... lógico q Pipos sempre esteve um nível a cima das outras equipes....não tinha p/ ninquem.... hoje moro em Sampa... deve ter uns 6 anos q não curto um Baile Funk, o ultimo foi a Locomotiva (impressionante a potência do som e qualidade da iluminação) ...
    Mais ta maneiro .... minha época foi outra (epoca do volt mix), e foi bem vivida e curtida ao máximo.......
    UM Grande Abraço.. "Simplesmente Ultra"...

    ResponderExcluir
  7. Mano Adolfo , eu tb vivi essa epoca do volt bem melhor do q agora ... esperoq continue por aqui conosco , vlw !

    ResponderExcluir
  8. Pipos é Pipos, o resto eu nem comento.
    Parabéns pelo belo blog, muito bom msm, realmente essas hitorias do "verdadeiro funk" são brilhantes, espero + videos dessa época, e porque não, dos bailes de corredor, procuro videos dessa época + nãp acho de jeito nenhum.

    ResponderExcluir
  9. gosto muito do som da pipos 4 ,ainda não tive oportunidade de ver e ouvir o som da Cuca trem bala dizem que e som muito bom o mika vem perseguindo o som da pipos já faz tempo e um grande profissional dom som ,a Serie Gold veio em minha cidade porem com outro nome o grave e realmente muito forte,mas nada se comparava ao som que a cash box tinha antigamente penso eu se o marcão não tivesse dado um tempo de som pelo ocorrido com seu irmão hoje a sua equipe seria a melhor de todas um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. A melhor e a vsd "via show digital", a melhor...

    ResponderExcluir
  11. Na década de noventa houve um duelo pra ver ququem era a melhor furacão ou cash box ,rsrsrsr cash box lançou a super cash box com suas caixas de som 45 ×20 impressionando a todos ,a cash box foi a parti daí que as outras começaram a investir pois as outras usavam as caixas noviks ,jbl ,e cod ,vash box foi quem lançou as 45×20,depois a pipos lançou as caixas jumbos ,cash box em materia de equalização era superior,uma pena que foi enfraquecendo

    ResponderExcluir
  12. Sou a favor de todas as equipes, curti bailes de todas, todos muito bom!

    ResponderExcluir
  13. Sou a favor de todas as equipes, curti bailes de todas, todos muito bom!

    ResponderExcluir
  14. Boa Tarde, muito bom o blog, esse bsile da pipos no queimadao eu estava tenho ums fita vhs desse baile..a outra equipe era a cova (que oarecia ate umnñ walkman) trabalhei na cash box com Dj Marinho,funk boy,cresio, dj alexandre sampa crill, curti muitod bailes de diversas equipes e posso dizer as melhores Pipos Ultra( a primeira e original) A cuca trem Bala e o Saci todas do Mica que diga-se e um mago das equipes de som... Outra tb eram boas mas depois da Cuca e da Ultra nada mais chegou a se equiparar..mas tinham as equipes que mesmo inferior em som eram amsdas e queridas pela massa funkeira, A gota, A coisona, Espiao, Dudas, Curtisom, aguia disco, studio ld, las vegas, A bolha etc.. Sinto muitas saudades do funk de verdade, das disputas das equipes, dos festivais nos bsiles lendarios

    ResponderExcluir
  15. Boa Tarde, muito bom o blog, esse bsile da pipos no queimadao eu estava tenho ums fita vhs desse baile..a outra equipe era a cova (que oarecia ate umnñ walkman) trabalhei na cash box com Dj Marinho,funk boy,cresio, dj alexandre sampa crill, curti muitod bailes de diversas equipes e posso dizer as melhores Pipos Ultra( a primeira e original) A cuca trem Bala e o Saci todas do Mica que diga-se e um mago das equipes de som... Outra tb eram boas mas depois da Cuca e da Ultra nada mais chegou a se equiparar..mas tinham as equipes que mesmo inferior em som eram amsdas e queridas pela massa funkeira, A gota, A coisona, Espiao, Dudas, Curtisom, aguia disco, studio ld, las vegas, A bolha etc.. Sinto muitas saudades do funk de verdade, das disputas das equipes, dos festivais nos bsiles lendarios

    ResponderExcluir
  16. Sou apaixonado por som tenho uma mini equipe parabens pelo blog e muito bon saber sobre as equipes q fazem e fizeram historia no pais

    ResponderExcluir
  17. Fala de equipamentos de som e não lembra da acoisona e pit bull boladinho e brincadeira.Com todo o respeito a todas equipes de som que sempre deram show como a pop os cash box espião águia discos mais teve três equipes que ditaram o ritmo do funk sem dúvidas furacão 2000 com seu funk de mídia acoisona com seu funk raiz de galeras e a pit jul boladinho com seu funk de comunidade claro depois da acoisona o segunda de galera preterida era a gota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Cidinho e Doca saiu da disco dance o som maior que depois virou Pit Bull cruel, muitos mcs famosos foi cria dessa equipe que tocava muito em comunidades. Equipe com melhor som pipo's equipe de galeras a coisona, equipe de mídia furacão e equipe de comunidade Pit bull

      Excluir
  18. até hoje ninguém superou a equipe pipos quando a pipos lanço a pipos ultra no dia do baile aonde ela ia tocar passava até um avião anunciando o baile a pipos quando lançou pipos adveture a maior e tecnologia até hoje valeu pela matéria muito boa

    ResponderExcluir